top of page

Parques caninos...

Dimensão do parque.

Alguns parques são de reduzidas dimensões, não permitindo que os cães se possam exercitar convenientente, além de que, sendo espaços excessivamente pequenos, tornam os animais mais agressivos. È exemplo desta situação o não frequentado parque canino de carnaxide, que está sempre vazio.

Idealmente, permitem corridas de longo circuito, além de que, os donos possam entrar nos parques e acompanhar seus cães, seja por motivos de treino ou de puro laser.

Altura da cerca delimitadora.

Um parque com uma cerca delimitadora de baixa altura, não permite os níveis de segurança básicos do animal,  pois  a qualquer momento o cão pode saltar a cerca, correndo o risco de ser atropelado. É exemplo desta situação o parque canino do Campo Grande, cujas cercas são demasiado baixas,  ainda mais sendo esta uma zona de trânsito automóvel bastante intenso.

A altura da cerca deve permitir a segurança do animal, e o descanso do dono que pode soltar o animal sem problemas.

Limpeza e higiéne.

 

O parque canino necessita de ser regularmente limpo, de preferência  com acesso fácil a contentores de lixo e idealmente  com distribuição gratuita de sacos de recolha dos dejectos. Normalmente quase se coloca areia para os dejectos liquidos ou sólidos, os resultados são pobres pois as mesmas se sujam e deteriorizam fácilmente. Os donos devem se responsabilizar pela recolha dos mesmos. Aconselha-se a instalação de placard alertando para situação sensibilizando os respectivos donos para a necessidade de manter o parque limpo.

Dinâmica Social.

Um bom parque canino, irá criar um ponto de encontro de pessoas, e igualmente um espaço socialmente entusiastico e dinâmico. Em alguns locais de Lisboa são os proprios donos dos animais que cuidam do jardim/parque que é frequentado pelos seus cães. É bom exemplo desta situação o pedaço de jardim por detrás da assembleia da républica, onde se criou uma muito interessante dinâmica social, sendo os proprios donos que cuidam da higiéne e defesa desse espaço.

Por esta e outras razões todos concordamos  que vale a pena investir em um bom parque canino.

Factor socializante.

Através do seu animal de estimação se establecem muitas pontes de sociabilização entre as pessoas.​

 

Os cuidados que o cão requere, nomeadamente o passeio,  são um estimulante momento de interacção, e que proporciona um salutar exercicio de caminhada (além da companhia) aos mais idosos. Igualmente as crianças. podem desenvolver uma relação afectiva única, o que aliás, pode ser uma optima ajuda para afastar os nossos jovens do computador, video.jogos  e televisão 

Bem estar e equilibrio do animal.

 

Um cão, especialmente se mais jovem necessita exercício, sendo o correr fundamental para o seu crescimento.

No entanto, se soltos e mesmo que minimamente treinados, existe sempre o perigo de atropelamento.

A falta de exercício potencia agressividade e a violência dos animais.

Igualmente que os humanos, os cães também necessitam de sociabilizar entre si, sendo este factor também de extrema importância para a sua maturação e crescimento.

bottom of page